sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PR14 Drave, A Aldeia Mágica

Certos locais vivem no nosso imaginário como pequenos paraísos por descobrir, teimosamente à espera que lhes queiramos oferecer uma oportunidade.
 
 
 
Drave é certamente uma séria candidata a roubar-nos um pedaçinho de afecto para todo o sempre, o amor à primeira vista é quase impossível de evitar para todos aqueles que gostam de aldeias típicas, e do xisto adormecido na encosta de um vale.
O percurso geoturístico PR14 A Aldeia Mágica que liga Regoufe a Drave, é uma forma suave e simpática de ficar a conhecer duas encantadoras aldeias e ainda visitar o espectacular complexo mineiro da Poça da Cadela, que foi um dos pontos altos do passeio e nos deixou de olhos arregalados de surpresa e contentamento. Fica o convite da descoberta deste percurso cultural, ambiental e paisagístico, em imagens!
 
 
 
 
Ao princípio, uma dezena de filões de quartzo...
 
Apesar de poder ser percorrido em qualquer dos sentidos [Drave-Regoufe] ou [Regoufe-Drave], optámos por iniciar o PR14 em Regoufe. Sem grandes referências na zona, a descoberta das minas foi uma enorme supresa. Do alto da colina devo dizer que o primeiro impacto visual é simplesmente brutal e o cenário deixa-nos como que hipnotizados...mas o que é isto?!?
 
 

 

"Isto", é o complexo mineiro de Poça da Cadela, a mais importante mina da zona de Regoufe, onde actualmente ainda se podem observar mais de uma dezena de entradas de galerias. "Entre 1935 e 1951 foram extraidas 639 000 toneladas de minério de volfrâmio e estanho destas minas, exploradas no seu período áureo, pela Companhia Portuguesa de Minas, que na realidade pertencia a ingleses. Composta por mais de uma dezena de filões de quartzo com uma mineralização de volframite, cassiterite, arsenopirite e, acessoriamente, pirite, blenda, apatite e berilo, a mina foi extinta por decreto de lei em 1990". Fonte: Percurso na Geologia de Arouca.
 

 
E, quase duas horas depois, a muito custo despedimo-nos desta cidade fantasma que nos deixa a modos que perdidos no espaço e no tempo, à procura de um ponto de referência...

A caminho: Regoufe

 
 
 
Depois de uma visita a Regoufe e dois dedos de conversa com um habitante muito simpático que partilhou connosco algumas estórias da Aldeia, pelas 14h00 damos início à caminhada entre caminhos tradicionais pela Mata de Belide. Depois de uma subida muito íngreme que nos deixa sem fôlego, finalmente alcançamos o planalto e as vistas a perder de vista sobre o magnífico vale.

 
 
 
A Pequena Rota é efectuada em piso pedregoso mas de dificuldade baixa; demoramos calmamente cerca de 1h30 para percorrer os 4 km que nos separam de Drave. E de repente, na curva do sinuoso caminho avista-se a Aldeia Mágica, bem aninhada entre os montes, e sua capela branca a sobressair como um ponto luminoso no meio do cinzento-escuro do xisto. E as imagens valem por mil palavras...
 
 
 
 

 
 
Drave não é habitada, aqui não chegam automóveis nem electricidade. A Aldeia mantem-se totalmente rústica e intacta, o que a torna ainda mais bela e fascinante, uma tentação para os fotógrafos amadores! Por todas as suas características, Drave tornou-se Centro Escutista SCENES - Scout Centres of Excellence for Nature and Environment (único na Península Ibérica, numa lista inferior a 15 Centros no mundo inteiro). É frequentemente palco das mais diversas actividades e encontros escutistas.

 
 
 
Drave é daqueles lugares que permanece em nós por muito tempo mesmo depois da despedida. Um sítio que dificilmente se esquece, daqueles que estava aqui muito antes de nós e que certamente nos há-de sobreviver.

Nota: O estacionamento mais próximo dista cerca de 1,5km da Aldeia para viaturas ligeiras, 1km para Jeeps. É recomendado efectuar o percuso PR14 ida e volta, podendo optar-se pela visita no sentido Drave - Regoufe - Minas de Regoufe e regresso pelo mesmo caminho. 

Obrigada Paula, Sérgio e Ana, companheiros desta incrível jornada!

Um agradecimento especial ao Cristiano Tavares pela disponibilidade e por todas as preciosas informações fornecidas na preparação deste passeio.

E tu, queres conhecer a Aldeia Mágica?
 

2 comentários:

PauloHercules disse...

Claro que quero!

Muito obrigado pela partilha.

Augusto Mota disse...

excelente trabalho sobre o que de mais belo e puro o nosso país tem..
os meus sinceros parabéns.
Augusto Mota.