quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rhodes

Rhodes é a capital do Dodecanese, tendo sido um importante centro entre os séculos V e III a.C. Pertenceu aos impérios Romano e Bizantino antes de ser conquistada pelos Cavaleiros de S. João. Depois seguiram-se o domínio otomano e italiano. A sua cidadela medieval ainda ocupa a Cidade de Rhodes. A Cidadela Medieval, dominada pelo palácio dos Grão Mestres, é protegida por fossos e 4 Km de muralhas. As suas onze portas dão acesso à Cidade Velha, dividida no Collachium (Bairro dos Cavaleiros) e no Bourg, onde vivia o resto da população, incluindo turcos, judeus e gregos. Considerada uma das mais belas cidades fortificadas do mundo, a Cidade Antiga encontra-se hoje classificada como património Mundial.



Estamos aqui!


Rhodes, à beira mar


Areias de Rhodes


Porto de Mandráki, estátua do Cervo


Flora em Rhodes


Uma das onze portas da Cidade Fortificada


Flora nas Muralhas de Rhodes


Miguel, às portas da Muralha


Albergue Francês, na rua dos Cavaleiros de S. João


Umas das maiores atracções da Cidade Antiga de Rhodes é a Rua dos Cavaleiros medieval, situada entre o Porto e o Palácio. É ladeada pelos albergues das várias Línguas, ou nacionalidades, da Ordem de São João. Os albergues eram usados como locais de encontros dos cavaleiros e encontram-se magnificamente restaurados e cuidados.





4 km de Muralhas


Igreja em Rhodes




Miguel dos terraços do Palácio dos Grão Mestres



O Célebre Roloj (Relógio)


Uma fortaleza dentro de outra fortaleza, o Palácio foi a sede dos 19 Grão Mestres e o centro nevrálgico do Bairro dos Cavaleiros. Último refúgio da população em caso de perigo, sobreviveu a um sismo e a um cerco. Ardeu em 1856 mas foi restaurado; hoje o palácio ostenta alguns mosaicos inestimáveis e abriga as exposições de Rhodes Medieval e Rhodes Antiga.





Cúpula da Mesquita de Salomão, o Magnífico



Miguel junto à Mesquita Rosada de Salomão


Porto de Mandráki



Porta principal do Palácio dos Grão Mestres: Brasão

22 de Julho de 2009: Ultima jornada do nosso cruzeiro pelas ilhas gregas. Desembarcamos pela manhã com expectativas bem elevadas: Rhodes fortificada, berço de tantas civilizações, cidade dos Grão Mestres! Rhodes não desilude; tem tanto para oferecer que a visita é sempre curta demais. Optamos por visitar da parte da manhã a Cidade medieval, o Palácio dos Grão Mestres e a rua dos Cavaleiros. Cada praça surpreende bela beleza e pela grandiosidade, estamos numa cidade dentro de muralhas com um charme e uma arquitectura fora do vulgar. O labirinto das ruas do Bourg, repleto de lojas e bazar coloridos é um verdadeiro desafio ao nosso sentido de orientação! Entre casas e varandas de madeira vêem-se belíssimas mesquitas otomanas.


Miguel às Portas do Palácio, Torres Gémeas


A parte da tarde é reservada a um longo passeio junto ao Porto de Mandráki, rumo à Cidade Nova de Rhodes e às belíssimas praias. Temperatura da água? melhor que a da banheira aqui de casa! Aproveitamos as últimas horas da tarde para descansar e brincar na água, para por fim retomar o percurso até ao nosso Navio. Paragem obrigatória para contemplar a estátua do Cervo que guarda a entrada do Porto, no local onde se diz que estava o Colosso de Rhodes. A Estátua de Helio, o Deus Sol, tinha 40 metros de altura! Levou 12 anos a construir e assentava as pernas de cada lado do porto de Mandráki. Ruiu durante o sismo de 227 a.C...fica aqui uma gravura para recordar!




O Colosso de Rhodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo




Sem comentários: