terça-feira, 18 de novembro de 2008

Arraiolos

Arraiolos é um dos catorze concelhos do Distrito de Évora, sub-região do Alentejo Central, e tem os seus limites administrativos definidos desde 1736. Integrado quase na totalidade na bacia hidrográfica do Tejo, com as ribeiras de Divor e de Tera a constituírem os seus principais cursos de água, tem uma posição geográfica privilegiada, que lhe confere potencialidades turísticas acrescidas se se considerar todo o seu património natural, arquitectónico e artístico. Arraiolos é também a história dos tapetes bordados à mão por gerações e gerações de bordadeiras que fizeram chegar até aos nossos dias o nosso mais genuíno artesanato: o “Tapete de Arraiolos”. Os Tapetes de Arraiolos, têxteis bordados de qualidade são, de há séculos, imagem de marca a que a vila e o concelho são indissociáveis.


Castelo de Arraiolos, Junho 2006


Arraiolos, Junho 2006


Miguel em Arraiolos, Junho 2006


Flora em Arraiolos, Junho 2006


Panorâmica, Junho 2006


Porta de Santarem, Junho 2006

O Castelo de Arraiolos, também conhecido como Paço dos Alcaides, localiza-se na vila. Ao final do século XVI o castelo ainda era habitado, fechando-se todas as noites pelo sinal do sino; no início do século XX foi classificado como Monumento Nacional. Entre 1959 e 1963, o castelo e as muralhas de Arraiolos foram parcialmente restaurados pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. O sólido muro ameado, largo e de altura regular, descrevendo uma forma elipsóide, encontra-se actualmente bem conservado. Nele se inscreviam, originalmente, duas portas: a Porta da Vila a Sul, hoje reduzida a uma grande abertura no muro; e a Porta de Santarém, a Noroeste, flanqueada por dois torreões. Parece ter havido ainda uma porta falsa ou postigo no lado leste, onde o muro apresenta alguma ruína. Uma tradição local afirma que existe uma passagem subterrânea secreta que liga o castelo ao Convento dos Lóios.


Arraiolos fait partie du district de Évora, en plein cœur de l’Alentejo. Sa position géographique privilégiée, son patrimoine naturel, architectonique et artistique consolident un fort potentiel touristique. Arraiolos est surtout connue pour les fameux Tapis brodés à la main de grande qualité, dont les formes, modèles et couleurs sont particulièrement caractéristiques de la région. Le magnifique Château de Arraiolos, classé Monument National, présente encore certains éléments particulièrement bien conservés. Les traditions et légendes locales affirment qu’il existerait un mystérieux passage sous-terrain qui relierait le Château au Couvent de Lóios.

1 comentário:

Cristina disse...

Merci.Bonne année pour vous deux et de gros bisous!
Je ne vous oublie pas!