quinta-feira, 23 de julho de 2009

Atenas

Atenas é uma vasta metrópole rodeada por montanhas rochosas, com uma população de 4 milhões de habitantes. A cidade tem grande orgulho no Templo de Atena, com 2500 anos, assim como no Partenon. 20 de Julho de 2009: uma paragem em Atenas durante o nosso circuito pelas Ilhas Gregas ofereceu-nos uma fantástica oportunidade para visitar um dos locais mais emblemático no mundo: a Acrópole e o Monte Olympo.


 

A turma junto ao Partenon


Em meados do século V a.C, Péricles convenceu a população de Atenas a iniciar um projecto de construção em volta da "Rocha Sagrada", que acabou por se tornar o símbolo das proezas culturais e políticas da Grécia. O projecto acrescentou à Acrópole três templos diferentes e um acesso monumental, o Propileu. O Teatro de Dionísio e o Teatro de Herodes Ático seriam acrescentados mais tarde.


 

Flora no Monte Olympo

Miguel junto do Partenon


O Teatro de Dionísio


A Porta de Beulé foi a primeira entrada para a Acrópole. O Propileu foi construido em 432 a.C para formar o novo e grandioso acesso ao Monte Olympo. Um vez no pórtico de entrada para o local, o Partenon exerce um fascínio irresistível. Os outros belos edifícios do Rochedo são o Erectéion e o Templo de Atena Nike. Desde 1975, o acesso ao recinto está vedado; é no entanto um milagre o facto de ainda subsistirem ruinas destes grandiosos monumentos que sucessivamente têm resistido aos saques, à remoção de tesouros e à crescente poluição que deixou marcas indeléveis na Acrópole.



 

Erectéion


O Partenon: um dos edifícios mais famosos do mundo, o templo foi dedicado a Atena, a Deusa protectora da cidade. Foi concebido para albergar a Parthenos, a impressionante escultura de Atena com 12 metros de altura, coberta de ouro e de marfim. A complexa arquitectura do Partenon substituiu as linhas rectas por linhas ligeiramente curvas, para evitar a distorção visual e aumentar a impressão de grandeza.Todas as colunas aumentam de volume no meio e inclinam-se ligeiramente para o interior! O Partenon permanece o mais poderoso símbolo das glórias da Grécia Antiga. Está a ser restaurado actualmente.

 

O Rochedo Sagrado

O Pórtico das Cariátides, a sul do Erecteu,  é sustentado por estátuas de mulheres utilizadas em lugar de colunas. As estátuas foram substituídas por cópias cujas originais podem ser vistas no Museu da Acrópole. O Templo de Atena Nike, homenagem à Deusa Atena Vitória, fica do lado Oeste do Propileu. No local onde Atena plantou a sua árvore, numa competição com Poseidon, cresce agora uma oliveira. O soberbo Teatro de Herodes Ático, também conhecido como Odeion, foi restaurado em 1955 e é hoje usado para concertos ao ar livre.





Teatro de Herodes Ático




Odeion

7 comentários:

rodandopelomundo disse...

Oi Flora!
Não conseguimos passar por Atenas na última vez que fomos, mas deve ser mesmo um lugar maravilhoso! Obrigado por compartilhar um pouco com a gente, se conseguir ir anotarei as dicas!
Bjo e boa semana para vocês! Pro Fera também, claro :D
Paz! Michel
www.rodandopelomundo.com

Cristina disse...

Merci, Flora pour ton gentil message.µJe ne vous oublie pas et j'espère tant vous revoir bientôt,toi et mike.
Tant de choses à vous raconter!!
Gros bisous.

Cristina disse...

Merci, Flora pour ton gentil message.µJe ne vous oublie pas et j'espère tant vous revoir bientôt,toi et mike.
Tant de choses à vous raconter!!
Gros bisous.

Ellen disse...

Olá Flora. Realmente Athenas é demais.As fotos estâo ótimas,parabéns !!!Estavamos dando uma voltinha e para nossa felicidade encontramos seu blog !!! Fantástico !!! Vamos voltar sempre aqui.
Viajamos por 5 meses e fizemos nosso blog.
Venha viajar conosco e esperamos que vc goste.
www.viagemafora.blogspot.com
Um feliz 2010 cheio de viagens pra vc !!. um abraço
Antonio & Ellen

Ellen disse...

Oi Flora, Acropoles é mesmo imponente e impressionante...
bjs, Ellen
www.viagemafora.blogspot.com

Loki disse...

Esta-me aqui a parecer que vou ter de perder um grande bocado a roer-me de inveja a ver este blog.
Isto é tipo viagem de sonho. Atenas.
Melhor que isto só mesmo o Egipto que é a dos meus sonhos e Machu Pichu que já fiz!!!
E prometo que vou por umas fotos no meu blog. Com as pessoas do oeste há um problema!! Tenho poucas... Temos de arranjar maneira de tirar mais...
eheh
Beijinho

Ana F disse...

Que sorte a tua...já estiveste na Grécia!! Está na minha lista!
Beijo grande
Ana Faria