domingo, 19 de julho de 2009

Santorini

Thira é o nome oficial da Ilha popularmente apelidada de Santorini, em homenagem à padroeira Santa Irene de Tessalónica. Localizada no extremo sul do grupo das Cícladas, Thira é na realidade o vulcão mais activo do Mar Egeu. A extraordinária beleza natural deste grupo de ilhas, aliada ao seu forte interesse científico, transformou o vulcão Nea Kameni e a Caldeira de Santorini em Monumento Natural Geológico protegido e referenciado nas listas do Património Mundial.


Chegada ao Porto de Thira


Vista sobre a Caldeira

19 de Julho de 2009. Após dois dias na ilha de Creta, hoje de manhã bem cedo embarcamos no cruzeiro Aquamarine para uma jornada de 4 dias pelo mar Egeu. As expectativas são tão elevadas como as altas temperaturas que se fazem sentir no pico do verão nas Ilhas Gregas. O navio Aquamarine da Louis Cruises revela-se à altura do nosso entusiasmo: verdadeiro hotel flutuante de 6 pisos, um staff extremamente eficiente, restaurantes, bares, lounge, ginásio, programa completo de animação e sobretudo, o magnífico deck com piscina de água salgada e vistas a perder de vista sobre um mar de um azul incrível. Nesse momento tomo consciência de que estou a concretizar um dos meus mais antigos sonhos, e sinto uma enorme emoção…



Aquamarine

Aquamarine - Deck

A capital da Ilha, e principal centro turístico, é a vila de Firá. O casario branco e compacto, como que desesperadamente agarrado à encosta agreste e escura, provoca um impacto visual muito forte para quem chega à ilha de barco, atravessando a caldeira. Dali, é fácil compreender que Santorini, a ilha em forma de meia-lua, representa o que sobrou da explosão de 1550 AC, e dos sucessivos movimentos geológicos que afectaram as Cícladas. Berço da extinta e grandiosa Civilização Minóica, paira sobre Santorini um espesso manto de fumo branco, criando uma misteriosa atmosfera de força adormecida. Muitos continuam a acreditar que, por entre as terras colapsadas e engolidas pelo impacto sísmico, se encontra o lendário continente perdido, a Atlântida.

Santorini
Villa Santorini
Vista sobre Firá

Mike em Santorini


Villa em Santorini


Mar Egeu


Santorini


Casario em Santorini

Primeira escala do nosso Cruzeiro pelas Ilhas Gregas: Santorini. Um verdadeiro cartão postal à escala real, as casinhas brancas de Firá brilhando debaixo do sol no topo da vertiginosa falésia em volta da caldeira. Táxi-barcos fazem a ligação entre o navio e o porto de Thira; desembarcamos e optamos por subir até à vila de Firá pelo famoso teleférico, enquanto outros turistas se aventuram a pé ou a dorso de burro. Está muito, muito calor. À saída do teleférico a paisagem impressiona: o recorte do casario branco sobre o mar azul cintilante, aqui e ali uma pincelada turquesa ou ocre. Um borbulhar de gente, locais e turistas, circulam com dificuldade nas estreitas vielas e aglutinam-se nas muitas tabernas típicas e lojas de souvenirs coloridos.



Firá


Aegean Design


Flora em Santorini


Cúpulas de cores vivas

Decidimos contornar o casario rumo a norte sem nunca perder contacto visual com o mar. Os pátios imaculados de hotéis e tabernas formam espécies de camadas encosta acima, aqui e ali igrejas de cúpulas pintadas em tons vivos, moinhos de vento, lojinhas de artesanato, plantas e flores coloridas enfeitam os degraus das casas. Parece que fizemos a opção certa, sem mesmo perceber fugimos do centro turístico de Firá e passeamos até ao fabuloso Skaros Rock, uma formação rochosa impressionante erguida sobre a caldeira, onde em tempos remotos existiu uma vila fortificada.



Skaros Rock


Centenas de degraus

Pôr do Sol em Santorini

Enchemos os olhos e a memória de imagens deslumbrantes, sorvemos a atmosfera de uma das mais belas ilhas do mundo, e pouco depois já é hora de embarcar no Aquamarine rumo a outros horizontes do Egeu. A despedida é doce, já com plano de fundo o tão famoso Pôr do Sol sobre Santorini...
Próxima escala: Porto de Pyreus, Athenas. Uma curta estadia na Grécia continental.

3 comentários:

rodandopelomundo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rodandopelomundo disse...

Oi Flora, tudo bem??
Fiquei muito feliz com as mensagens no meu blog e que curtiu meu trabalho!!
Dei minha primeira passada por aqui, mas com certeza nao sera a ultima!!
Espero que voce atualize mais frequentemente com as aventuras de voces!! :D
Belos textos, belas fotos, belas viagens... parabens!!! Vou continuar conferindo tudo!!
Bjo e mta paz!!
Michel
www.rodandopelomundo.com

Letícia disse...

Flora,

Obrigada pela visita, vim retribuir o carinho e adorei. Grecia sem duvida é um dos meus destinos desejados.
Te adicionei entre meus blogueiros preferidos.

Muita paz...
Letícia