segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mykonos

A ilha granítica de Mykonos faz parte do arquipélago das Cíclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. A cidade de Mykonos, também conhecida por Chora (ou Hora), é ponto de acesso privilegiado e fica situada na costa oeste da ilha. Chora é tradicionalmente grega, composta de ruas estreitinhas, com casas brancas, fervilhante de animação, restaurantes e lojas que fazem as delícias dos milhões de turistas que por aqui aproveitam o melhor do sol mediterrânico. Esta ilha também é muito popular pela sua grande diversão nocturna e o seu ambiente cosmopolita. Cada uma das Ilhas Gregas possui uma identidade muito própria; Mykonos permanece uma das mais populares, aliando de forma arrojada a tradição grega e a modernidade na oferta ao turista em cores, sabores e arte de receber.



Mykonos


Little Venice


Vielas


Panagia Paraportiani


A turma em Mykonos! Zé e Odília, Jorge e Leonor, Rodrigo e Daniela, Miguel


É fácil perder-se no encruzilhar das vielas estreitas de Chora, por entre paredes caiadas de branco e centenas de lojas de souvenirs. Incontornável ponto de referência na paisagem, os famosíssimos moinhos de vento que se erguem rente ao mar, espécie de gigantes guardiães desta Ilha abençoada pelos Deuses e visíveis desde qualquer ponto da Ilha. Little Venice, o bairro que deve o seu nome e a sua característica arquitectónica à ocupação veneziana, é outro cartão postal de MyKonos!



Arte Popular


Windmills


Taberna típica

20 de Julho de 2009. Terceira etapa do nosso cruzeiro pelas Ilhas Gregas, e uma das mais aguardadas: Mykonos! Desembarcamos no porto de Hora onde um autocarro nos leva até ao largo mais próximo da vila. Avistamos de imediato os Windmills, porventura os moinhos de vento mais fotografados do mundo! Tomamos o rumo dos moinhos, agora a pé, e rapidamente estamos como que presos numa encruzilhada de ruas e vielas estreitas compostas de milhares de lojas, tabernas e restaurantes.



Flora


Pátio


Petros, a mascote da Ilha



Mike em Mikonos


Pôr do Sol sobre Mykonos


Mykonos é realmente uma festa para os cinco sentidos, pois sobre o branco das construções e o azul-turquesa do mar mesclam-se cores, sabores e música, e claro o fervilhar contínuo de milhares de pessoas circulando. Passamos pelo bairro de Little Venice e aproveitamos o fim de tarde para comprar algumas lembranças. No regresso em direcção ao Porto ainda cruzamos Petros, o famoso pelicano mascote da ilha, e debaixo da luz quente do por do sol, rumamos ao cais de embarque. Amanhã outros horizontes nos aguardam: uma pequena incursão na Turquia…

2 comentários:

rodandopelomundo disse...

"adorei cruzar meus sentimentos com os teus comentários sobre Mykonos"
Posso usar tuas palavras do teu comentário para representar o que senti ao ler sobre Mykonos aqui no teu blog!! Demais, dá muita saudade desse paraíso de cores e hitórias!!!
Bjo e continue sempre escrevendo :D
Michel
www.rodandopelomundo.com

Unknown disse...

Muito linda essa ilha de Mykonos.Estivemos por la uma semana depois de vcs e ja estamos com saudades....