A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa, apenas superada pelo Pico nos Açores. Partilhada pelos distritos da Guarda e de Castelo Branco, a Serra da Estrela atinge o ponto máximo de elevação nos 1993 metros de altitude. Para completar os 2000 m foi construída no ponto mais alto uma Torre de 7 m. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno. As paisagens extraordinárias deste conjunto montanhoso levaram a que boa parte da serra e da sua envolvente fosse classificada como Parque Natural. Com 101 mil hectares, este parque é a maior área protegida portuguesa. É um importante ponto de atracção turística por estar coberto de neve nos meses frios e apresentar paisagens majestosas, que se enfeitam de verde durante o resto do ano.
Vale Glacial do Zêzere, Junho 2009
Lagoa Comprida
Covão Cimeiro
Nossa Senhora da Boa Estrela
Panorâmica desde a Torre
Cascatas no Poço do Inferno
O Sol e a Neve: Serra da Estrela na Primavera
Miradouro do Fragão do Corvo
Cabeça do Velho
Fragão do Corvo
Mantos de Neve
Poço do Inferno
Viveiros de Trutas
Paisagens
A Torre
Curiosas formações rochosas
Aproveitando uma grande semana de feriados durante o mês de Junho de 2009, juntamos um grupo de amigos e resolvemos desafiar a Serra da Estrela numa tour que baptizamos de “Aventura Beirã 2009”! O programa teve como ponto central uns dias de repouso e laser no Parque de Campismo Rossio de Valhelhas, com o intuito de partirmos à descoberta da Serra da Estrela na Primavera. Objectivo totalmente cumprido e expectativas superadas! Nem as elevadíssimas temperaturas que se fizeram sentir nos demoveram da nossa jornada: do Vale Glacial do Zêzere até à Torre, das Penhas Douradas até ao Covão Cimeiro, foram uns dias para apreciar o que a natureza tem de melhor para oferecer. De destacar as surpreendentes panorâmicas desde o Fragão do Corvo, as refrescantes cascatas do Poço do Inferno, os singulares Viveiros de trutas, entre muitas outras curiosidades que esta magnífica Serra tem para revelar. Na sempre fabulosa companhia de Jorge e Leonor, Odília e Zé, Teresa e Rui, os capitães juniores Daniela e Rodrigo e a cadelinha Sasha que, aos 4 meses, passou com distinção este brevet de aventureira…e já merece carta de campista!
5 comentários:
Olá Olá...:D
Gostei das vossas fotos que em muito complementam as minhas... Aqui estão boas opções para acalmar o stress, onde se encontra tranquilidade e muita natureza!!
Esta vida de pequeno viajante errante é óptima... e a vossa companhia é do melhor!!!
Bjs
Quel plaisir de vous revoir et toujours en pleine forme!!
Gros bisous a vous deux.
A très bientôt au portugal.Gros bisous.
Alors, mes amis que devenez-vous??????
Gros bisous.
Enviar um comentário