sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira. Esta é das freguesias mais antigas do concelho e, talvez, a mais conhecida. Desde cedo apelidada de Princesa do Alentejo, a Vila de Milfontes é uma verdadeira caixinha de surpresas, assim que se inicia uma observação mais atenta. A sua riqueza está bastante além das belas praias, sendo que a História, a Natureza e as Gentes, nos deliciam com as suas curiosidades e motivos de interesse.


Milfontes, Abril 2008


Milfontes, Abril 2008


Milfontes, Abril 2008


Milfontes, Abril 2008


Milfontes, Abril 2008


Milfontes, Abril 2008


Milfontes, Abril 2008

Milfontes, Abril 2008


A vila teve durante séculos uma história atribulada, perante os perigos vindos do mar: a pirataria e o corso. Perante a necessidade de segurança da vila e da navegação, foi construído o forte de São Clemente, entre 1599 e 1602, no tempo do rei D. Filipe II. Vila Nova de Milfontes está ligada ao grande feito da aviação portuguesa que foi a primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, realizada por Brito Paes e Sarmento Beires. Foi a 7 de Abril de 1924 que os pilotos partiram do Campo dos Coitos, junto a Milfontes, rumo ao Oriente. Em homenagem aos aviadores e ao seu feito histórico, foi erguido na Praça da Barbacã, junto ao forte, um monumento que recorda a heróica viagem.


"Em frente de Milfontes, o Mira alarga-se consideravelmente, para formar um lindo porto sobre o qual se eleva a povoação.
É esta uma terra verdadeiramente encantadora, com as suas casas pequenas e muito caiadas, com as suas ruazinhas limpas, com o seu velho castelo quase em ruínas, levantando-se abruptamente sobre o espelho claro do rio, com a sua vista para o mar, com o seu ar fresco, cheirando a algas, e com os seus brejos cercados de sebes e madres-silvas.
Lembro-me com saudade desta deliciosa e tranquila aldeia de pescadores."

Alberto Sampaio, 1908




1 comentário:

Cristina disse...

Toi aussi tu me manque beaucoup...
Joli reportage d'un endroit que je ne connais pas.
Ton photographe personnel est génial!!
Bisous à vous deux...saudade.