sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Piódão

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertence ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.





Serra do Açor, Julho 2007



Piódão, Julho 2007


Piódão, Julho 2007


Piódão, Julho 2007


Flora e Miguel, Piódão, Julho 2007


Piódão, Julho 2007



Piódão, Julho 2007


Piódão, Julho 2007


Piódão, Julho 2007

Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais. A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local. A aldeia ter-se-á desenvolvido de um anterior Castro lusitano “Casal de Piodam”, hoje em dia em ruínas, que terá sabiamente aproveitado e aperfeiçoado a agricultura em socalcos. O próprio conjunto arquitectónico e a sua disposição tão característica, é o maior atributo de Piódão, destacando-se também locais de interesse como a Igreja Matriz do século XVII ou o Núcleo Museológico do Piódão, onde estão expostos os costumes, as tradições e modo de vida destas antigas paragens. Piódão oferece hoje em dia uma boa oferta turística, e em diversas lojas é possível adquirir-se o que de mais tradicional se produz na aldeia, entre artesanato, licores, mel, pão ou outros deliciosos produtos gastronómicos.

Piódão est classé "Village Historique du Portugal". Situé au centre du pays, dans les magnifiques coteaux de la Montagne d'Açor, ses toitures en ardoise et ses typiques fenêtres bleues en font un véritable berceau de traditions. On peut parcourir le village, visiter son musée ou encore suivre les sentiers de randonnée pour découvrir les merveilleux paysages de la région. Petites boutiques d'artisanat, pain, miel et liqueurs, on n'à qu'une envie, c'est d'y retourner!!!

2 comentários:

Cristina disse...

Ah, mes amis, comme c'est bon de vous retrouver au gré de vos voyages dans ce beau portugal!
De gros bisous.

Leonor Capitão disse...

Ah…Que bom matar saudades a ver estas magnificas fotos!!!
É muito bom ter a oportunidade de conhecer esses lugares típicos… alguns parecem cenários cheios de charme!

Continuem a inserir aqui boas fotos para todos verem e sonhar…

Beijocas